Neste artigo iremos abordar um pouco sobre o Benefício de Prestação Continuada, ou popularmente conhecido como BPC – LOAS, que é um benefício assistencial, que é pago pela previdência social para aqueles que não possuem os meios de prover a própria subsistência. Abaixo iremos detalhar um pouco mais sobre este benefício. Confira e não deixe de compartilhar este conteúdo com quem precisa.
Que benefício é esse?
O Benefício Assistencial ou BPC – Benefício de Prestação Continuada, é o pagamento feito pela previdência social, no valor de um salário mínimo mensal para as pessoas que não consigam meios para prover a sua subsistência.
Este benefício pode ser subdividido em Benefício Assistencial ao Idoso: para pessoas idosas acima de 65 anos, e Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência: este é voltado a pessoas com deficiência impossibilitadas de se inserir em condições de igualdade na sociedade.
O BPC é um benefício com garantia constitucional do cidadão, podemos verificar isso no Art. 203, inciso V da Constituição Federal, sendo regulamentado pela Lei 8.742/93 (Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS).
Informação: Inúmeras pessoas chamam este benefício de LOAS. Ocorre que esta denominação é equivocada, embora seja muito comum pois este nome LOAS é a Lei que dá origem ao benefício.
Quem tem direito?
O direito a este benefício é para:
Idosos com idade acima de 65 anos, que estejam em estado de necessidade financeira / pobreza, ou
Pessoas com deficiência, que decorrente disso são impossibilitadas de estar em condições igualitárias com os demais da sociedade, e também estejam passando por necessidade financeira / pobreza.
Precisa estas pessoas ter contribuído para o INSS?
Não!
Para este benefício não tem a necessidade que a pessoa tenha realizado contribuições para o INSS, basta preencher os requisitos que serão elencados a seguir.
Requisitos
Para ter o direito a este benefício tem duas hipóteses, a primeira é a pessoa ser idosa com mais de 65 anos de idade e comprovar o seu estado de pobreza. A segunda é a pessoa ser deficiente e também comprovar seu estado de necessidade e pobreza.
De forma resumida olha o quadro abaixo, que poderá visualizar melhor os requisitos:
Para a pessoa idosa: |
* possuir mais de 65 anos de idade; |
* estar no momento que pedir o benefício, em estado de pobreza/necessidade. |
Para a pessoa portadora de deficiência: |
* ter deficiência, de qualquer natureza que possa impedir sua participação plena na sociedade em iguais condições com os demais (Art. 3º, inciso IV da Lei 13.146/2015); |
* estar no momento que pedir o benefício, em estado de pobreza/necessidade. |
Qual será o valor do benefício?
Os valores pagos pela previdência social para este benefício é de um salário mínimo, não há neste caso o décimo terceiro salário.
Ele pode ser revisto?
O benefício assistencial passa por revisões a cada 2 anos, exatamente para verificar se o beneficiário está nas condições da época da concessão do benefício, cessando imediatamente se os requisitos não existirem mais ou quando o beneficiário vier a óbito.
Concluindo
Com base no exposto acima, você se identificou com algum? Já conhecia este benefício previdenciário? Ele é responsável por auxiliar inúmeras pessoas em todo território nacional, realmente é de grande ajuda e necessidade para as pessoas mais carentes.
Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de compartilhar nas redes sociais esta informação com aqueles amigos que você sabe que precisa conhecer mais sobre o BPC / LOAS. E não vai deixar de nos seguir nas redes sociais, para manter-se atualizado de tudo o que acontece no mundo previdenciário.
Ficou com alguma dúvida, clique abaixo no que se enquadra seu caso, e nos diga a sua necessidade, nosso atendimento é todo online para facilitar à você.
Este artigo é de caráter meramente informativo.
Contato (17) 3651-1300 / (17) 99623-6952.